quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Celulite - Tratamentos, dicas para reduzir e evitar

A celulite é considerada uma inflamação das células, associada a alterações na circulação. Estas alterações formam um tecido mal oxigenado, subnutrido, desorganizado e sem elasticidade, com edema e permeabilidade capilar aumentada, devido ao mau funcionamento do sistema circulatório. Além da liberação substâncias inflamatórias e de radicais livres, visualmente, é caracterizada pelo aparecimento dos temidos “furinhos”.

A causa da celulite é multifatorial. Os principais desencadeadores são os hormônios, genética, sedentarismo, hábitos alimentares incorretos, sistema vascular deficiente. Atualmente é uma das principais queixas estéticas.

A celulite acomete principalmente mulheres, sem distinção de idade e peso corporal, devido ao hormônio estrogênio, que faz com que elas acumulem mais gordura do que os homens na região do quadril e coxas. À medida que a pele envelhece, a superfície torna-se mais fina e menos elástica deixando a celulite mais evidente. Por isso, recomenda-se evitar a exposição excessiva ao sol a fim de manter a elasticidade da pele.

Por apresentar causas múltiplas o tratamento da celulite dever ser sistêmico e não localizado, através de terapias manuais, máquina, cosméticos, massagens e dieta. Porém o mais importante é tratar as possíveis causas. Utilizar antioxidantes, hidratar o tecido, consumir alimentos antiinflamatórios (falamos sobre esse tipo de alimento aqui) e que controlam a glicemia (açúcar no sangue).

O tratamento dietético ajuda a reduzir o tecido adiposo, regular o trânsito intestinal e a diminuir a retenção hídrica. Além disso, a dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, legumes, e verduras. É importante atentar para o consumo diário de fibras, principalmente as insolúveis, pois, reduzem o tempo do trânsito intestinal, diminuindo a pressão abdominal e com isso, melhoram o sistema circulatório dos membros inferiores, além de não favorecer a reabsorção do estrógeno na forma ativa.

A perda de peso também pode ser interessante para estes casos, porém deve acontecer de forma lenta para não agravar o problema.

Alguns alimentos auxiliam no tratamento da celulite como as frutas vermelhas: amora, framboesa, mirtilo e morangos, que devem ser consumidas de duas a três vezes por semana. O chá verde é fonte de polifenóis que auxiliam na formação de colágeno e no emagrecimento.

Óleo de macadâmia e de abóbora possuem ação hidratante na pele, antiinflamatória e antioxidante. Porém e importante ressaltar que os óleos devem, obrigatoriamente, ser usados somente após o preparo do prato para não perder suas propriedades nutricionais. As oleaginosas como: castanha do Pará, amêndoas e nozes são ótimas fontes de antioxidantes e compostos fenólicos como resveratrol, que ajuda a manter a pele saudável auxiliando no combate ao envelhecimento e circulação. Também é encontrado nos vinhos e suco de uva integral.

Couve manteiga, alho e brócolis são desintoxicantes e ajudam o fígado excretar toxinas. Aveia, salsinha e cavalinha são ricas em silício, ajudam na reestruturação do colágeno e no controle da celulite.

Existem também no mercado, várias opções de fitoterápicos que junto a uma dieta equilibrada e tratamentos estéticos, auxiliam no tratamento da celulite. No entanto a celulite deve ser tratada de maneira personalizada com um programa detratamento para cada paciente. Não há solução definitiva ou cura para a celulite, mas se pode conseguir um bom controle.



Sucos anticelulite

Suco 1

1 copo de água de coco
1 fatia fina de abacaxi
1 fatia fina de melão
½ colher de sopa de salsinha
½ colher de sobremesa de linhaça
½ colher de sopa de leite em pó (ou
de soja)

Suco 2

1 folha de couve
1 castanha
1 noz
1 maçã
1 copo de água de coco

É só bater tudo no liquidificador e beber.


Esperamos que gostem das dicas. Consulte-nos para saber sobre o tratamento ideal para você. Clínica Garnet deseja a todos uma ótima tarde!

Um comentário: