quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alimentos que amenizam a TPM

           
            Inchaços, mau humor, sensibilidade, dores... Tudo isso e muito mais pode ser sintoma de TPM. De acordo com a nutricionista da Clínica Garnet, Gislene Paixão, alguns alimentos podem ser eficazes no combate desses sintomas, se consumidos pelo menos 10 dias antes da menstruação.
São bem-vindos alimentos que são fonte de cálcio como leite e derivados, salmão, atum, sardinha e folhosos verde-escuros. Alimentos que contêm vitamina B6 como carnes, grãos integrais, banana, batata, ovos, fígado bovino também ajudam a amenizar a irritabilidade e a depressão.
Para combater o inchaço, causado pela retenção de líquidos, o ideal é consumir bastante água e alimentos diuréticos como melancia, melão e chás.
De acordo com a nutricionista, aumentar o consumo de alimentos fonte de fibras como frutas, verduras, cereais integrais e leguminosas pode trazer benefícios. “Além de aliviar a constipação intestinal, ajuda a eliminação do estrogênio nas fezes, hormônio em alta quantidade no sangue nesse período, responsável pelos sintomas da TPM”, ensina.
            Gislene também adverte sobre os alimentos condimentados. “Salsicha, presunto, salame, enlatados e molhos ricos em sódio como catchup, devem ser evitados. ”Ao ser questionada sobre o chocolate, o favorito nesses períodos, pela maioria das mulheres, a nutricionista orienta: “o chocolate deve ser consumido modernamente, assim como açúcar, doces, geléia e mel.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário