segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pessoas com mais de 60 anos são 30% dos frequentadores de academias


Você sabia que hoje é comemorado o Dia Internacional da Terceira Idade? Escolhemos um tema relacionado à terceira idade bem interessante para postar.

Um levantamento da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil) mostra que 30% dos frequentadores de academias têm mais de 60 anos de idade, o equivalente a 1,8 milhão de pessoas. Há 10 anos, essa proporção não chegava a 5%.

No início da década, de acordo com a associação, a hidroginástica era a atividade mais procurada por esse público. Aos poucos, pilates e alongamento também passaram a ter mais seguidores. Nos últimos cinco anos, porém, a procura pela musculação cresceu de forma desproporcional, por conta da orientação médica. Essa procura surgiu depois que um estudo do American College of Sports Medicine concluiu que a atividade com sobrecarga pode conter o avanço da osteoporose.

Ao contrário do que muitos pensam, nunca é tarde para iniciar a prática de atividades físicas. Mesmo quem nunca fez nenhum tipo de exercício periódico pode e deve começar, mesmo que na terceira idade. O ortopedista Erick Murata alerta para a importância de fazer exames e procurar um médico para avaliar as condições gerais e principalmente cardiovasculares.


— O idoso sofre com a perda natural da elasticidade do corpo. Isso pode ser ainda mais intenso pela falta do hábito da atividade física regular e de uma alimentação balanceada — explica Murata.

Assim, diz o médico, atividades que podem parecer simples, como segurar uma panela de feijão pelo cabo ou coçar as próprias costas podem significar um grande sacrifício para aqueles que têm comprometimento por causa de doenças degenerativas, como osteoporose, artrite, artrose, problemas neurológicos e ortopédicos, agravados pelo sobrepeso e sedentarismo.

— Mas há como recuperar um pouco da qualidade de vida perdida, e o primeiro passo é deixar o sedentarismo para trás, praticar exercícios regulares e adotar uma dieta balanceada, rica em cálcio, por exemplo — observa o especialista.

Benefícios das atividades físicas na terceira idade

:: Melhora do equilíbrio.

:: Melhora da flexibilidade.

:: Aumento do reflexo.

:: Aumento da velocidade.

:: Melhora da autoestima.

:: Contribui na manutenção e aumento da densidade óssea.

:: Independência física.

:: Combate à insônia e depressão.

:: Combate a diabetes, artrite, artrose e doenças cardíacas.


A Clínica Garnet disponibiliza de tratamentos para essa geração. Consulte-nos e saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário