quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como se alimentar bem fora de casa


É praticamente impossível quem não faça pelo menos uma refeição fora de casa, principalmente com o ritmo agitado do nosso dia-a-dia. Vamos dar algumas dicas de como comer bem, mesmo fora de casa.

Atualmente se alimentar fora de casa tornou-se rotina de muitas pessoas devido a praticidade e a facilidade que proporcionam.

Porém muita gente não se preocupa com a qualidade da alimentação que está consumindo nas ruas. O consumo exagerado de salgados, frituras e doces a longo prazo, além de levar ao ganho de peso pode também ocasionar doenças relacionadas ao estilo de vida inadequado como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, tão comuns hoje em dia.

Primeiramente, se for possível, escolha locais tranquilos para fazer suas refeições. Está comprovado que se alimentar com calma e mastigando bem os alimentos ajuda no controle do peso. Com isso você terá um maior controle da fome e saberá parar quando estiver saciada.

Procure restaurantes que apresentam um ambiente limpo e higiênico. Observe os banheiros, os funcionários e os utensílios do local. Mas se por acaso já estiver em um estabelecimento e mesmo assim não confiar o suficiente na higiene, evite saladas cruas, preparações a base de ovos e maionese, carnes mal passadas e frutos do mar. São alimentos com maior risco de provocar uma intoxicação alimentar.


O lado positivo da alimentação nas ruas é a enorme variedade, principalmente dos self services. Faz com que consumamos alimentos diferentes, temperos diferente das nossas casas e isso evita que a alimentação seja monótona.

Saiba que é importante ter pelo menos 1 alimento de cada grupo alimentar. Coloque apenas uma opção de carboidrato (arroz ou macarrão), feijão, proteína animal (carne ou frango ou peixe), legumes e verduras. Quanto mais colorido estiver seu prato mais nutrientes ele contém. Para temperar as saladas prefira azeite, limão e ervas aromáticas. Evite acrescentar mais sal a refeição. Evite almoçar bebendo liquídos seja água, suco ou refrigerante. Tente escolher frutas como sobremesa ao invés de doces.

Evite comer frituras todos os dias. Escolha preparações cozidas, grelhadas ou assadas. Não exceda na carne vermelha e quando for escolher prefira as de corte magro como: músculo, patinho, coxão mole e duro, alcatra e filé mignon. Evite as carnes de corte gordo como: costela, picanha, contra-filé, cupim. Prefira carnes brancas como o frango e pelo menos 1 vez na semana acrescente peixe na alimentação.

Caso for consumir massas no almoço prefira as massas simples (alho e óleo, ao sugo, ervas, verduras). Aquelas mais cremosas a base de molho branco são as que possuem mais gorduras.


Caso você precise comer um sanduíche ao invés do almoço, prefira os que contenham carne e aproveite para acrescentar também as verduras. Mas cuidado para não misturar várias fontes protéicas como carnes, queijos e ovos. Escolha apenas uma. Evite queijos cremosos, molho de maionese, creme de leite ou outro tipo de gordura.

Biscoitos doces, recheados, salgadinhos e guloseimas não são boas opções de refeições, nem mesmo para lanches. Eles não contêm uma variedade grande de nutrients e são bastantes calóricos.

Você pode substituir o café pelos chás, pois são mais digestivos e possuem mais propriedades benéficas. Mas caso queira o café, se beber várias xícaras ao dia, troque o açúcar pelo adoçante. Isso ajuda bastante no peso. Porém tente evitá-lo logo após as refeições pois ele diminue a absorção de nutrientes importantes.


Lembre-se ficar muito tempo sem se alimentar não faz bem a saúde. Leve pelo menos uma fruta para o trabalho ou escola, isso ajuda até mesmo a moderar o apetite.


Não se esqueçam de participar da PROMOÇÃO “SEGUIDORES GARNET” - Cadastre seu e-mail no site e concorra a 500 reais em tratamentos estéticos.


Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário