terça-feira, 22 de maio de 2012

TPM pode provocar até 150 sintomas de mal-estar


Inflamação generalizada, retenção de líquido, variações de humor, esses são só alguns dos 150 sintomas que a Tensão Pré-menstrual (TPM) pode provocar nas mulheres. Dez dias antes da menstruação, uma série de sintomas ruins assola pelo menos metade do público feminino. Pior, poucas são as pessoas que levam o problema a sério.

A medicina catalogou mais de 150 sintomas provocados pela TPM e quem está por trás desses males são os hormônios que oscilam muito pelo organismo feminino nesse período. Algumas mulheres são mais sensíveis a esses altos e baixos, outras, mal sentem a diferença, ou então, não identificam.

O cenário do drama está na segunda metade do ciclo feminino. É quando entra em cena a progesterona, o hormônio que prepara o corpo para a fecundação e para a gravidez, que os problemas começam. Isso porque ela também diminui os níveis de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar.


Essa variação gera irritabilidade, ansiedade e depressão. Mas seus efeitos não param por aí: ela também interfere na produção de aldosterona, o hormônio envolvido na retenção líquida o que causa os desagradáveis inchaços e a dor de cabeça.

Como se fosse pouco, a progesterona ainda dispara a produção de prostaglandinas, substâncias que, em excesso, se tornam inflamatórias. O resultado? Dores, dores e mais dores, no corpo todo, mamas, costas, músculos, entre outros.

Com sinais tão diversos, o tratamento varia de mulher para mulher. Assim, dependendo da intensidade do sintoma, o médico pode receitar antidepressivos, antiinflamatórios, analgésicos ou diuréticos. Alguns contraceptivos aliviam os sintomas da TPM, portanto é importante parar de sofrer e procurar um médico para receitá-los.

Fonte: Vila Mulher

A equipe Garnet possui tratamentos que podem te ajudar a amenizar alguns desses sintomas. Consulte-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário