segunda-feira, 9 de abril de 2012

Retenção de líquidos: como a nutrição pode ajudar



A retenção de líquidos afeta principalmente as mulheres, as causas são distintas, entre as principais pode-se citar as alterações hormonais (principalmente no período pré- menstrual), sedentarismo, má alimentação, pressão arterial descontrolada, problemas renais, funcionamento deficiente do coração e tireóide. O resultado é um acúmulo anormal de líquidos nas células que é eliminado posteriormente como urina.

O sintoma mais comum é o inchaço nas regiões da barriga, pés, pernas, tornozelo e mãos.  Pode resultar em uma variação de peso de 1 até 3 quilos a mais na balança, em média, motivo pelo qual é considerado um grande vilão pelas mulheres.

No organismo existem mecanismos responsáveis pela regulação de água, mantido pela interação precisa entre entrada e saída de água nos rins, pele e pulmões, sendo o rim o principal controlador desse processo. Alguns micronutrientes são fundamentais para manter este equilíbrio: sódio, potássio, magnésio, cálcio e vitamina B6.

 

O estilo de vida moderno, o sedentarismo concomitante à má alimentação são atualmente os principais fatores que provocam este mal. Alimentos industrializados, ricos em sódio, agravam ainda mais o problema. Por isso, vale conferir no rótulo dos alimentos a quantidade de sódio presente. Caso o alimento tenha mais de 400mg de sódio por 100g/ml de produto, é considerado com alto teor de sal. A ingestão total diária deve ser no máximo de 1 colher de chá por dia, para pessoas saudáveis.

Ao contrário do que muitos pensam, ingerir água normalmente é fundamental. Pois, melhora a circulação sanguínea e favorece a eliminação de substâncias tóxicas através da urina. Além disso, alguns alimentos podem favorecer a mudança deste quadro e se associado à prática regular de atividades físicas, estes resultados são ainda mais precisos.

Alimentos que devem ser evitados:
•    Repolho, couve, couve-flor, batata-doce, leite – estes alimentos fermentam quando ingeridos, provocando gases, causando a sensação de inchaço;
•     Alimentos com cafeína: café, chá mate, guaraná, achocolatado;
•     Frituras, ketchup e mostarda;
•     Doces, além de engordar, produzem mais toxinas no organismo;
•     Embutidos (salame, mortadela, presunto) e carnes como bacalhau e carne-seca, por ter muito sal, e enlatados, devido aos conservantes.


Alimentos que devem ser priorizados:
•    Laranja, tomate, banana e manga;
•    Chás: verde, branco, cavalinha, chapéu de couro, capim limão, melissa;
•    Aveia, granola, ameixa seca - Ajudam na limpeza do organismo, evitando     prisão de ventre;
•    Pepino, abobrinha, abacaxi, pêra e melancia – são ricos em água;
•    Melão, agrião, rúcula e almeirão - são diuréticos.
 
Por Gislene Paixão- Nutricionista Garnet


A equipe Garnet deseja a todos uma excelente semana. Cuidem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário