As unhas são constituídas por um tipo de proteína denominada queratina. Nas unhas, a principal função da queratina é impermeabilizar e proteger o organismo das agressões ocasionadas pelos fatores ambientais.
Alguns sinais nas unhas servem de alerta para a manifestação de alguma doença ou deficiência de certos nutrientes. Por exemplo, descamação, vermelhidão, inchaço e dor ao toque podem ser sintomas de infeções bacterianas ou fúngicas. As manchas brancas, bastante comuns durante o crescimento, podem surgir quando as unhas sofrem algum tipo de trauma na raiz. Já a deficiência dos minerais cálcio, zinco e magnésio podem deixar as unhas frágeis e esbranquiçadas.
Uma dieta equilibrada é de grande importância para fortalecer a saúde das unhas. Para deixa-las mais bonitas e resistentes, alguns alimentos são peças-chave no cardápio. Veja as dicas:
• Castanhas, nozes e sementes: estes alimentos concentram uma ótima quantidade de biotina, magnésio e zinco, que participam da síntese de queratina.
• Sementes de girassol e abóbora sem casca, brócolis, cereais integrais, gergelim repolho e feijões: são boas fontes de enxofre, cálcio e zinco, muito importantes para o desenvolvimento das unhas.
• Aveia: rica em silício, importante na formação de colágeno que faz parte da composição da unha, sendo necessária sua reposição.
• Frango, peixes, carnes magras, quinua: fontes de proteínas, o consumo adequado desse nutriente é imprescindível para a estrutura e formação das unhas.
• Bananas, ameixas e melancia: fontes de vitamina B6, que participa da síntese de queratina.
Por Gislene Paixão- Nutricionista Garnet
Nenhum comentário:
Postar um comentário