terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dia Nacional da Mamografia: diagnóstico precoce pode salvar vidas


O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, responsável por 22% de novos casos a cada ano, uma das principais causas de morte no Brasil. Domingo, dia 5 de fevereiro foi o Dia Nacional da Mamografia, a data tem o objetivo de mostrar a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama.

A mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial. São mais de 30 mulheres por dia recebendo o diagnóstico de câncer de mama no Brasil e grande parte dos casos se encontra em estágio avançado.


A detecção precoce é o melhor caminho para enfrentar o câncer de mama. O rastreamento anual por meio da mamografia permite diagnosticar o tumor mais cedo e isso tem repercussão direta na probabilidade de cura dessas pacientes.

O Autocuidado das Mamas (proposto por Susan Komen Foundation e adotado pelo Oncoguia) é composto por 4 passos fundamentais: conhecer seu risco e conversar com seu médico, fazer os exames regularmente, conhecer suas mamas e diante de alguma alteração procurar seu médico e adotar hábitos de vida saudáveis. Quando detectado precocemente, o tumor nas mamas tem 95% de chances de cura.

Fonte: Vila Mulher

Cuidem-se, façam os exames regurlarmente. A equipe Garnet deseja a todos uma excelente terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário