terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dormindo bem no verão


O verão é uma das épocas mais esperadas do ano: férias, viagens, dias bonitos e pessoas mais contentes. Porém, junto com o verão surgem os inconvenientes do calor excessivo e com isso, o aparecimento dos distúrbios do sono.

No calor, o sono não atinge os níveis mais profundos, fazendo com que as pessoas acordem várias vezes durante a madrugada ou sofram com dificuldades para dormir. O resultado vem no dia seguinte com a "moleza" e a falta de disposição, comuns nos dias quentes. A longo prazo, a privação do sono pode provocar dores de cabeça agudas, queda no rendimento, irritação e até mesmo depressão.

Quem deseja uma boa noite de sono, deve manter o ambiente arejado, o corpo fresco e a cabeça tranquila. Ar-condicionado e ventiladores são aliados nessa época do ano, assim como o uso roupas mais leves e a hidratação do corpo para evitar a transpiração.

 O travesseiro em látex é um grande aliado. Ele possui uma temperatura mais baixa que os travesseiros comuns, indicado para noites quentes e pessoas que transpiram muito. O látex é um travesseiro superventilado e seus furinhos permitem uma rápida evaporação do suor.

A espuma látex também é antiácaro, fator imprescindível para as noites quentes. Nesse período ocorre uma maior proliferação de ácaros, fungos e bactérias nos travesseiros (ambiente quente e úmido), e por isso, o desenvolvimento das crises alérgicas que são típicas do verão.


Outras dicas para garantir um sono mais agradável:

- Vá para a cama com roupas leves;

- Prefira os lençóis de algodão e linho àqueles sintéticos, porque esquentam menos;

- Não deixe o quarto totalmente fechado. Uma brecha na janela já é o suficiente para fazer o ar circular;

- Ventilador pode permanecer ligado desde que não fique em cima do corpo;

- O ar-condicionado deve estar com o filtro limpo e precisa ficar numa temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como ele resseca o ar, pode ser utilizado um balde de água para umidificar o ambiente;

- Prefira os travesseiros de látex, por serem mais frescos, superventilados e laváveis, além de possuir uma capa externa com zíper 100% algodão

- A refeição da noite precisa ser bem leve e o corpo bem hidratado.


Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário