segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dieta Detox - Garnet (Desintoxicando)



Nessa época do ano, as confraternizações, Natal e Réveillon são comuns o exagero nas comilanças e bebidas alcoólicas. Além de ganhar uns quilinhos, esses excessos podem causar dores de cabeça e de estômago, inchaço, gases e cansaço. Isso porque, alimentos à base de açúcar, álcool e carne vermelha provocam a liberação de substâncias tóxicas pró-inflamatórias, que podem gerar desequilíbrios orgânicos
em alguns órgãos.

Para amenizar tais efeitos, a dica é uma dieta desintoxicante ou detox. Baseia- se em uma dieta diurética e nutritiva, indicada para períodos de comilanças ou situações em que o funcionamento do fígado está prejudicado. Deve-se beber muita água, pois, é fundamental para hidratação e desintoxicação. É importante ressaltar que, as dietas radicais não são as melhores opções, o ideal é manter o consumo adequado e equilibrado de carboidratos, proteínas, gorduras frutas e hortaliças. Em alguns casos a suplementação de fibras e probióticos, pode ser necessária para que haja regulamento intestinal e maior eliminação de toxinas.

Para se livrar do inchaço e desconfortos, abuse das frutas, hortaliças, da água e dos suchás, uma mistura de sucos e chás. Nesta hora use a criatividade, estas misturas além de nutritivas são bastante refrescantes. Algumas opções são chá verde, branco, hortelã, erva doce e cidreira, acrescentados de frutas como abacaxi, melancia e melão ou suco. A recomendação é consumir de 3 a 4 xícaras por dia. A atenção deve ser maior para o consumo de chá verde e preto, pois são ricos em cafeína e podem dar insônia, agitação e irritabilidade e os chás laxativos, como o de sene, que podem irritar a mucosa intestinal e levar à desidratação por diarreia.



Importante

As frutas, verduras e hortaliças orgânicas, sem agrotóxicos, evitam sobrecarga de toxinas. Evite gorduras saturadas (carnes, embutidos e laticínios como creme de leite), (algumas trans industrializados, e alimentos prontos e congelados) e as frituras. Opte pelo azeite, por ser rico nos ácidos graxos ômega 6 e 9. O óleo de coco também é uma boa alternativa, pois tem propriedades antioxidantes e benéficas para o intestino.

Fuja dos alimentos ricos em corantes, conservantes e adoçantes artificiais, dos enlatados, dos molhos prontos e dos produtos em embalagens plásticas, que podem conter substâncias tóxicas como bisfenol A.
Evite carnes vermelhas, que contêm muita gordura saturada e substâncias tóxicas, responsáveis por acidificar o sangue e prejudicar o processo de desintoxicação. Evite margarinas, massas folhadas, biscoitos,
sorvetes e bolos.



Amigos da dieta detox

  • Açafrão: fonte de curcumina, capaz de ativar o efeito nas enzimas antioxidantes.
  • Alecrim: contém flavonóides e ácidos fenólicos, que concentram grande atividade antioxidante e ajudam na proteção do fígado.
  • Alho: Antibiótico natural protege de infecções por fungos, vírus e bactérias.
  • Os componentes alicina e ajoeno têm ação antiinflamatória, auxiliando em problemas digestivos e do colo.
  • Couve: possui alta capacidade antioxidante, é ótima fonte de cálcio. Sua composição nutricional favorece a fixação do cálcio nos ossos e potencializa o efeito diurético da dieta.
  • Flavonóides: protegem o fígado contra radicais livres e são encontrados especialmente em maçã, frutas cítricas, cebola, mirtilo, trigo-sarraceno e folhas verdes escuras (como couve).
  • Frutas vermelhas: São ricas em antioxidantes, são excelentes fontes de nutrientes, como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C.
  • Gergelim: rico em cálcio, tem ação antioxidante e antiinflamatória.
  • Semente de linhaça: é uma importante fonte de ômega 3, que tem ação anti-inflamatória.
  • Vegetais: brócolis, repolho, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula.



XÔ RESSACA!

A ressaca é uma leve intoxicação hepática, em que o fígado ficou fragilizado após trabalhar demais para metabolizar toda a quantidade de álcool ingerida. Para se livrar dos sintomas característicos como dores de cabeça, cansaço e desidratação, é preciso dar um descanso ao fígado para que as toxinas sejam liberadas mais rapidamente.

Dicas:

Tome muita água, água-de-coco e bebidas isotônicas para repor sais minerais, NADA DE REFRIGERANTE! Evite o jejum e faça refeições leves. Ingira produtos integrais (massas, arroz, biscoitos e pães). Consuma frutas ou sucos naturais e legumes cozidos. Crucíferos: couve-flor, couve-manteiga, couve-de-bruxelas. Aposte nas proteínas (queijo branco, fresco ou ricota) e produtos derivados da soja. Evite leite de vaca, carnes vermelhas, frituras e gorduras (como manteiga e margarina).
 
 


Por Gislene Paixão- Nutricionista Garnet

Um comentário:

  1. ++++++ ola pessoal, tenho 25 anos e tinha 92 kg a 4 meses atrás. quando por acaso achei este site na net www.dietaparaemagrecerrapido.com.br e comecei a seguir as instruções deles. Durante estes 4 meses eu conseguir perder 26 Kg e agora estou 66 Kg . nem acredito quando me olho no espelho, só quando vejo no guarda roupa aquelas calças antigas que hoje da duas de mim dentro Kg , super recomendo este site www.dietaparaemagrecerrapido.com.br

    ResponderExcluir