sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Você sabe o que são alimentos inflamatórios?

Alguns estudos afirmam que a dieta ocidental possui de 20 a 50 vezes mais alimentos que estimulam a inflamação. Esses alimentos causam uma alteração no equilíbrio do metabolismo, aumentam a liberação de substâncias inflamatórias, que retardam a recuperação do corpo. Com a limitação do funcionamento ideal do sistema imunológico, um processo inflamatório crônico pode se desencadeado, favorecendo o aparecimento de diversas doenças.

Embora pareça um problema, a inflamação é um processo natural e até necessário, não devendo ser vista apenas de forma negativa. “São desencadeadas várias mudanças metabólicas, celulares e hormonais, responsáveis por enviar ao local lesado anticorpos defensores de complicações. É um meio de proteção contra a uma possível infecção”, explica a nutricionista da Clínica Garnet, Gislene Paixão.

Dentre as desordens associadas a fatores externos, como o sedentarismo, estão a obesidade, diabetes, cardiovasculares, artrite, hipertensão arterial, câncer, alergias, acne, celulite, flacidez e envelhecimento da pele.

Gislene Paixão enumera alguns alimentos considerados pró-inflamatórios, com exclusividade para o blog, a fim de que sejam evitados em nossa dieta:

• Excesso de proteínas, principalmente carnes gordurosas.
• Óleos em excesso no cozimento e frituras.
• Carboidratos tipo simples como doces e açúcares.
• Açúcar, sal e alimentos refinados.
• Carnes vermelhas, embutidos e enlatados – esses alimentos possuem grande quantidade de gorduras trans, conservantes que aumentam o processo inflamatório.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário