A saúde e beleza dos cabelos e unhas não dependem somente de xampus, cremes e esmaltes. Cabelos e unhas são constituídos basicamente de queratina, um tipo de proteína produzida pelo organismo.
As unhas, quando apresentam alguma irregularidade, podem ser indicadores de algum problema de saúde ou deficiência nutricional. “A nutrição desempenha um papel muito importante na aparência e aspecto da unha. A ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B pode provocar listras nas unhas e a falta de cálcio pode torná-las secas e quebradiças. Já a queda de cabelo pode estar associada a períodos de stress intenso ou à anemia, muito frequente nas mulheres em idade fértil, por carência de ferro e ácido fólico”, explica Gislene Paixão, nutricionista da Clínica Garnet.
O que consumimos é transportado para as áreas de maior necessidade em nosso corpo, uma vez que os cabelos e as unhas não são órgãos vitais, são os primeiros a sofrerem caso ocorra escassez. Dietas desequilibradas ou restritivas em excesso, alimentação rica em produtos industrializados ou até mesmo dificuldades digestivas, dificultam a absorção de nutrientes e a renovação adequada das células, resultando em unhas e cabelos mais frágeis. Sendo assim, para ter cabelos sedosos e unhas fortes, é preciso olhar para o prato.
É imprescindível o consumo adequado de proteínas. “Mas não significa comer em excesso, uma a duas porções diárias de proteína magra são suficientes. Frango, peixes e quinua além de ótima fonte de proteína são também fonte de ferro, que geralmente apresenta baixo em pessoas com queda de cabelo”, diz a nutricionista.
A vitamina B12, encontrada nas carnes, ovos e leite, por exemplo, atua na formação da queratina e por isso é apontada como beneficiadora dos cabelos e das unhas. As castanhas, nozes e sementes concentram uma grande quantidade de nutrientes como biotina, magnésio e zinco, que participam da síntese de proteína. Linhaça e óleos vegetais hidratam e melhoram a elasticidade dos cabelos e unhas. A aveia é rica em silício que além de ser importante na formação de colágeno, faz parte da composição da unha e cabelo, sendo necessário repor este mineral.
Alimentos ricos em cálcio fortalecem as unhas, são fontes a sardinha, feijão branco, batata doce e gergelim. As frutas banana e melão, gema de ovos, são fonte de vitamina B6, que participa da síntese de queratina, fundamental para a saúde de unhas e cabelos.
A vitamina A regula a produção sebácea, reduzindo a oleosidade do couro cabeludo e impedindo que as células se degenerem devido à oxidação. Ao mesmo tempo, regula a multiplicação das células levando a uma maior elasticidade do cabelo. São fontes manga, abóbora, mamão e espinafre.
O consumo desses alimentos deve ser frequente para alcançar melhores resultados. Existe hoje no mercado uma variedade enorme de suplementos e fitoterápicos que auxiliam e pode acelerar os bons resultados, porém é importante que a prescrição seja orientada e acompanhada por um profissional habilitado nutricionista ou médico.
Para agendar sua consulta com a nutricionista da Clínica Garnet, Gislene Paixão, basta ligar para (31) 4141-1162.