sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alimentação e humor

Sensações de estresse, tristeza, ansiedade, tensão e angústia são cada vez mais frequentes. De acordo com a nutricionista da Garnet, Gislene Paixão, é possível amenizar ou até mesmo evitar esses sentimentos, uma vez que eles estão diretamente ligados aos alimentos que escolhemos.

“Alguns nutrientes têm o poder de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso humor”, explica Gilene. Dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição. Elas são produzidas pelo cérebro, porém dependem de um aminoácido que pode ser encontrado em peixes, carnes magras, aves, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatado, segundo a nutricionista.

“A serotonina, buscada pelos admiradores de chocolate, é a responsável pela sensação de bem-estar, relaxamento e ânimo. A produção dessa depende de um aminoácido que, além do chocolate, pode ser encontrado em peixes, carnes magras, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos, nozes e leguminosas”, diz Gilene.

Deficiências de vitaminas e minerais também podem acarretar desequilíbrios no humor. As faltas mais comuns são a vitamina B6, encontrada no fígado de boi, bacalhau seco, frango, fígado de galinha, costela de porco, farelo de trigo, salmão, carne bovina e banana. A vitamina B12, que sempre aparece em níveis baixos quando a pessoa está em depressão, é encontrada em leites e derivados, atum, carne bovina e ovos.

A nutricionista ainda adverte. “É importante ressaltar que alguns alimentos trazem benefícios temporários como açúcar e cafeína, e são conhecidos pela sensação de euforia.”

Ficar longos períodos sem se alimentar, mais 3 a 4 horas, reduz os níveis de glicose no cérebro e faz com que o mau humor se instale. Além disso, mastigar bem os alimentos para evitar desconfortos “estômago pesado” e evitar comer em locais muito barulhentos e movimentados, são dicas valiosas para manter o bom humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário