segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A importância das atividades físicas


Já que no dia 1 de setembro é comemorado o dia do Educador Físico, escolhemos falar sobre a importância das atividades físicas.

Estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. Pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem estar. A atividade física regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável e diminuir o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e auto estima.

Benefícios da atividade física:
  1. Melhora da auto-estima e sentimento de bem-estar
  2. Aumento da energia
  3. Ajuda a construir e manter músculos
  4. Aumento da resistência e força muscular
  5. Melhora a flexibilidade e postura
  6. Auxílio no controle do peso
  7. Diminuição do risco de doença cardíaca, câncer do colon, diabetes do tipo 2, derrame
  8. Ajuda a controlar a pressão sangüínea
  9. Reduz a depressão e ansiedade
  10. Melhora o humor
  11. A atividade física além de trazer benefícios imprescindíveis à saúde, é importante também por razões estéticas: a atividade física queima calorias. Quando você queima mais calorias do que consome num dia, você perde peso. Você também pode evitar ganhar peso equilibrando o número de calorias que você queima com o número de calorias que você ingere. Assim a pessoa garante não só a boa forma física, como a boa forma mental, pois aumenta sua auto-estima e fica com mais energia ou para enfrentar um dia de trabalho estressante ou para curtir uma aventura com a família e amigos.


A atividade física e nutrição trabalham juntas para uma saúde melhor. Estar ativo aumenta a quantidade de calorias queimadas. À medida que a pessoa envelhece, seu metabolismo fica mais lento, então para manter o equilíbrio energético é necessário movimentar- se mais e comer menos.

Alguns tipos de atividades físicas são especialmente benéficas:

Atividades aeróbicas - aceleram a frequência cardíaca e respiratória e melhora a resistência cardíaca e pulmonar. Exemplos: caminhada rápida, corrida e natação.

Atividades de resistência e força - ajudam a construir e manter ossos e músculos, trabalhando-os para vencer a gravidade. Exemplos: carregar uma criança, levantar peso, e caminhar.

Atividades de equilíbrio e elasticidade - melhoram a estabilidade física e flexibilidade, o que reduz riscos de acidentes. Exemplos: dançar, ioga e artes marciais.


Fonte: Emedix Uol

Lembrando que a clínica Garnet possui tratamentos corporais que ajudam no combate a gordura localizada. Entre em contato para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário