terça-feira, 12 de junho de 2012

A origem do Dia dos Namorados




No século II, o sacerdote católico Valentim, desobedeceu a ordem do imperador Cláudio II, que proibía a realização de casamentos em razão da guerra, pois para ele, os melhores soldados eram aqueles sem esposas e filhos, já que não teriam nada a perder. Mas, Valentim continuou a realizar secretamente os casamentos, até ser descoberto e condenado a morte. Acredita-se que foi executado no dia 14 de fevereiro.

Outra possibilidade é que ele teria se apaixonado pela filha do carcereiro, para quem mandou o primeiro cartão de Dia dos Namorados, e deixou uma carta assinada 'From your Valentine' ("Do seu namorado").

Assim, Estados Unidos, Inglaterra, França e outros países europeus comemoram o dia dos namorados no dia14 de fevereiro, dia de São Valentim.

Aqui no Brasil, a escolha de celebração em junho remete à publicidade. A primeira teoria é a de que o publicitário José Braz quis adaptar a data, já famosa nos países da Europa, para um período que as vendas geralmente eram baixas. A segunda é que o publicitário João Dória criou uma campanha para a extinta loja Clipper, estabelecendo 12 de junho como o dia dos namorados. No anúncio, ele usava o slogan: "Não é só de beijos que se prova o amor".


Mesmo que o nosso motivo não seja cheio de histórias e lendas românticas, o que importa mesmo é comemorar ao lado de quem se ama. Se você não está namorando, aproveite para sair com os amigos ou passar mais tempo com a família.


A equipe Garnet deseja a todos uma noite linda!


Fonte: Blog Manteiga Derretida

Nenhum comentário:

Postar um comentário