segunda-feira, 4 de junho de 2012

Aproveite os benefícios da hortelã


Ideal para ser plantado numa pequena horta caseira, a hortelã é uma erva rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B e C, que possui ação estimulante e tônica para o aparelho digestivo, além de ser antisséptica, anestésica, calmante, servindo ainda como vermífugo. Sem contar o sabor que ela traz à culinária.

O chá da infusão de 2 gramas de folhas secas de hortelã, como 100 ml de água, se tomado após as refeições, é ótimo para a digestão.

Também é bom para reduzir a fome. Se o problema for dor abdominal, o ideal é tomar um copo de leite morno com folhas de hortelã.

Quem sofre de insônia pode aproveitar as propriedades calmantes da hortelã, basta ingerir, 30 minutos antes de deitar, a infusão de uma pitada de folhas frescas de hortelã em uma xícara de água fervente, abafar por 10 ou 15 minutos, filtrar e beber.

O óleo da hortelã também é ótimo para massagem, confira a receita caseira: pegue um punhado de flores e folhas da erva, amasse e mergulhe no azeite, deixe por quatro dias, depois só aproveitar as propriedades.

Outro benefício da hortelã para a pele refere-se às picadas de insetos. Para aliviar a coceira, basta amassar as folhas e aplicar o emplasto sobre as picadas.

Devido à sua ação refrescante, a hortelã do tipo pimenta é um ótimo adstringente, ajudando também melhorar a tonalidade da pele. Para obter esse resultado, basta colocar 25 gramas de hortelã pimenta em meio litro de água fervente numa vasilha, aproxime o rosto e cubra a cabeça com uma toalha.

Como possui um perfume bem característico, a hortelã também é um poderoso vermífugo, espantando até formiga. Basta espalhar a hortelã seca ao longo do caminho feito pelas formigas ou ainda perto de portas e janelas. Plantar hortelã em vasos pequenos e mantê-los nesses locais também é uma boa pedida para espantar as visitantes indesejadas.

E claro que, na culinária, a hortelã é extremamente útil, confira as duas receitas a seguir e aproveite:


Bolo de hortelã com nozes
Somada a solidez das nozes, a hortelã produz uma sensação e aroma incomparáveis ao serem degustados nesta receita.

Ingredientes: 480g de farinha de trigo; 400g de açúcar; 360g de margarina; 30g de fermento químico em pó; 8 ovos; 100g de nozes picadas; 30g de folhas de hortelã picadas e 300g de fondant (para cobertura);

Modo de preparo: Bata a margarina com o açúcar durante cinco minutos até dobrar de volume. Acrescente aos poucos os ovos. Adicione a farinha peneirada com o fermento, mexendo delicadamente. Coloque as nozes e as folhas de hortelã picadas, misturando manualmente. Coloque em formas de bolo inglês, untadas, e leve para assar a 180ºC de 25 a 30 minutos. Depois de assados, espere ficar morno, decore com fondant misturado com folhas de hortelã picadas.

Rendimento: cinco bolos.


Suco de abacaxi com hortelã

Bata bem no liquidificador duas fatias grossas de abacaxi e duas colheres de sopa de hortelã picadas, acrescente duas pedras de gelo e bata novamente. Vai ficar espumante e refrescante, além de ser ótimo digestivo, ideal para beber em churrascos e churrascarias, por auxiliar na digestão da carne ingerida. Adoce a gosto.


A equipe Garnet deseja a todos uma ótima semana. Cuidem-se para que o feriado que está chegando seja incrível!


Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário