quinta-feira, 1 de março de 2012

Você sabia? A Rua do Amendoim BH


Quem nunca sofreu com uma ilusão de ótica? Desde as mais simples como essa dos grãos de café que parecem se mover até essa figura de MC Escher chamada Waterfall, fazem com que você tenha uma impressão errada a respeito daquilo que se vê ou simplesmente não consegue encaixar todos os elementos da imagem de forma coerente.

Existem inúmeros tipos de ilusões de óptica por aí, mexem com cores, com a percepção do ambiente, causa a impressão de movimento, de estranhez, de algo que não está ali quando o enunciado diz estar e muitas outras. Todas elas são legais e um pouco mais ou um pouco menos surpreendentes mas nenhuma delas se equipara a uma ilusão de ótica vista ao vivo e, a partir daí eu volto no túnel do tempo e vou parar na Casa Maluca do PlayCenter.

Lá havia uma atração em que você entrava numa casa que foi toda construída em ângulo. Num determinado ponto da casa, um funcionário que apresentava as características do brinquedo, mostrava um jarro cheio de água e quando este jogava a água fora, esta não descia e sim subia. Tinha também a pobre coitada da menina que era colocada numa cadeira no canto da casa e esta, ao fim da apresentação não conseguia se levantar por nada. Isso porquê, na realidade, ela se encontrava praticamente deitada e todos acreditando que esteja sentada.

Mas não é da Casa Maluca que eu vim falar nesse post e sim a respeito da Rua do Amendoim. Localizada no bairro das Mangabeiras, centro de Belo Horizonte (MG), ela se chama, na verdade, Professor Otávio Magalhães. Fica próximo de uma praça circular chamada Praça do Papa.Essa rua apresenta uma ilusão de ótica que faz com que um pedestre acredite ser uma subida, quando na realidade é uma descida.

Muitos são os relatos de pessoas que chegam ao pé da rua de carro e, sem engatar marcha alguma apenas com o freio de mão solto, o carro sobe sozinho e há relatos também de água que é jogada no beiral da calçada que sobe e não desce como seria natural, da mesma forma que ocorre na Casa Maluca.

O que acontece? No diagrama abaixo é possível entender o que ocorre. A força gravidade (4) age por igual na superfície terra (1) e faz com que os elementos sigam essa força e sejam empurrados para o chão. A cidade de Belo Horizonte(2) se encontra em um plano levemente inclinado em relação a superfície da terra e a Rua do Amendoim(3) se encontra num plano levemente inclinado em relação a superfície de Belo Horizonte. Para quem está na superfície de BH e olha para a Rua dos Amendoins acredita que esta seja uma subida, mas se comparada a superfície terrestre, esta ainda é uma descida.

A rua virou ponto turístico e já faz parte do folclore da cidade. Alguns acreditam que os carros e a água seja atraido pela grande quantidade de minério da Serra do Curral que fica próximo a rua. Em 1998 foi filmado um curta metragem chamado Rua do Amendoim, com 11 minutos de duração, que conta a história de como 2 adolescentes descobriram o amor e a ilusão de ótica da rua.



Fonte: Blog para Curioso

A equipe Garnet deseja a todos uma ótima tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário