segunda-feira, 19 de março de 2012

7 dicas para reduzir e evitar rugas


À medida que as pessoas vão envelhecendo as rugas vão se notando cada vez mais. Faz parte da natureza e do processo de envelhecimento. Normalmente as mulheres tendem a se preocupar mais com as rugas do que os homens, pois as rugas as fazem parecer mais velhas, mas no fundo ninguém que parecer mais velho não é verdade?

Por norma são distinguidos dois tipos de rugas: as rugas de expressão; e as rugas estáticas. As rugas de expressão, como o próprio nome sugere, são formadas devido ao facto do ser humano repetir as mesmas expressões ao longo da vida. Já as rugas estáticas resultam do próprio envelhecimento da pele, pela idade, e são visíveis mesmo quando a pessoa está com o rosto em descanso.

Se você for cuidando da sua pele ao longo da sua vida e fizer o que é devido no momento certo, você pode parecer mais jovem mesmo ao envelhecer. Você só tem que seguir um conjunto de práticas que vão não só reduzir e prevenir o aparecimento de rugas como também vão tornar a sua pele mais bonita. Não pense que basta apenas aplicar um creme anti rugas que tudo fica resolvido.


7 dicas para reduzir e evitar rugas 

1Durma e descanse o suficiente. Quando você não dorme o suficiente o seu corpo produz excesso de cortisol, uma hormona que destrói as células da pele. Procure descansar bem.
2Use protetor solar. Evite a exposição solar! O sol é a principal causa do envelhecimento precoce da pele. Se você tiver que se expor ao sol use sem falta um filtro solar. Não só o vai proteger de doenças como o câncer de pele, como também vai ajudar a prevenir a formação de rugas.
3Coma mais peixe. Especialmente Salmão! O salmão (juntamente com outros peixes de água fria) não só é uma excelente fonte de proteína – um dos componentes de uma pele saudável – como também uma das melhores fontes de Omega-3. O Omega-3 ajuda a hidratar e manter a pele jovem, o que por sua vez ajuda a reduzir e evitar rugas.
4 – Durma de barriga para cima. Pode parecer ridículo, mas alguns especialistas recomendam as pessoas a dormir de barriga para cima, porque quando dormem noutras posições tendem a desenvolver as chamadas “linhas de sono”- rugas que ficam gravadas na superfície da pele e não desaparecem quando você se levanta.
5Não force a vista! Use óculos de ver! A maior parte dos especialistas dizem que qualquer tipo de movimento facial que é repetido muitas vezes sobrecarrega os músculos do rosto, formando um sulco abaixo da superfície da pele. Esse sulco eventualmente acaba por se tornar numa ruga. Quando uma pessoa força a vista para ler, cerra muitas vezes os olhos porque não consegue ver bem, eventualmente essa sobrecarga e repetição vai levar á formação de rugas em redor dos olhos.
6Coma mais frutas e verduras. Segundo os especialistas o segredo está nos seus compostos antioxidantes. Estes compostos ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres (moléculas instáveis ​​que podem danificar as células). Isto ajuda a pele a parecer mais jovem e radiante e também ajuda a proteger contra alguns efeitos do fotoenvelhecimento.
7Não fume! Diga adeus ao cigarrinho! Este é um dos passos fundamentais para uma pele saudável e sem rugas. Cada vez mais e mais estudos comprovam que o fumo do cigarro envelhece precocemente a pele, principalmente porque liberta uma enzima que danifica o colágeno e a elastina, dois importantes componentes da pele.


As rugas, quer se trate de linhas finas ou sulcos profundos, geralmente aparecem em áreas do corpo que recebe uma quantidade elevada de exposição ao sol. O tabagismo, o tipo de pele clara, o penteado de cada um, o jeito de se vestir, os seus hábitos de trabalho e de lazer, a alimentação e a hereditariedade são fatores que afetam o aparecimento e desenvolvimento das rugas. Procure mudar os seus hábitos, siga as nossas dicas acima e vai notar que a sua pele vai parecer bem mais saudável e com menos rugas.


Fonte: Cuidados com a Pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário