segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bebeu água, não! Tá com sede, tô!


O carnaval está batendo na porta, e com ele chegam riscos de desidratação e intoxicações. Uma alimentação saudável e hidratação intensa são fundamentais para garantir a disposição nos dia de folia, principalmente, nestes dias onde há uma perda excessiva de líquidos e sais minerais através do suor, seja sambando, pulando nos blocos ou atrás do trio, enfim curtindo o Carnaval.

A água é a melhor bebida  para esse momento. A recomendação é consumir de 2 a 3 litros de água por dia, aproximadamente 8 copos por dia. Há ainda outras boas opções para se refrescar e hidratar, neste caso opte pelos sucos de frutas, água de coco, chá gelado e bebidas isotônicas.

Os sucos naturais são ideais, pois são livres de conservantes, mais saudáveis e garantem hidratação e nutrição balanceada. Se esses sucos forem energéticos e reidratantes, ninguém vai perder a disposição. Além disso, é bom não abusar de bebidas alcóolicas, mas se pintar uma ressaca, tem também um suco desintoxicante.


Veja a seguir algumas receitas práticas e fáceis para curtir todos os dias de folia e manter a saúde em dia.

1.    Suco energético: para antes da folia.
Ingredientes: 1 banana grande,  1 polpa congelada de açaí,  1 colher (sopa) de aveia, 1 colher (chá) de semente de linhaça, 1 colher (café) de guaraná em pó (opcional), 200 ml de leite semidesnatado. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes sirva bem gelado.

2.    Suco bronzeador:  para quem vai curtir um banho de sol, seja na praia ou piscina, este suco além de muito saboroso ajuda a garantir um bronzeado mais bonito, saudável e dar aquela cor dourada a pele.
Ingredientes: ½ cenoura, ½ beterraba, 1 copo de suco de laranja ou água de coco. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

3.    Suco para durante e pós-folia: este suco pode ser levado para folia, basta substituir a água de coco por água mineral. Após a folia é uma ótima opção de hidratação e renovar o pique para o dia seguinte.
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de melancia picada, 1 maçã pequena com casca picada, 200 ml de água de coco bem gelada. Se preferir, adicione folhinhas de hortelã. Modo de preparo: Basta bater bem os ingredientes no liquidificador adicionar gelo e servir.

4.    Suco xô ressaca! Para quem exagerou nas bebidas alcoólicas desintoxicar o organismo.
Ingredientes: suco de 2 laranjas, ½ folha de couve, 1 fatia grossa de abacaxi, 1 colher de sopa de mel, 4 pedras de gelo. Modo de preparo: bata bem os ingredientes no liquidificador. Coe se desejar e adicione as pedras de gelo.




Por Gislene Paixão - Nutricionista Garnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário