segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dicas para aumentar a disposição


É cada vez mais comum ouvirmos ou queixarmos do tempo corrido, cansaço, indisposição e falta de ânimo para as atividades do dia-dia como trabalho, casa, filhos e amigos.

Na verdade o que falta é energia; disposição, raciocínio, memória, capacidade intelectual e física dependem de uma mente e corpo bem nutridos.  Para ter mais energia no dia a dia, o segredo é simples: alimente-se bem! Invista em cardápio rico e variado para aumentar a sua disposição.

Alguns alimentos ajudam na disposição fornecendo energia com uma sensação a mais de bem estar. É preciso escolher bem que alimento vai ingerir. Consumir muito pão branco e doces em excesso pode gerar o efeito contrário: um estado de euforia, por alta ingestão de açúcar de uma vez só, seguido por uma queda de energia, já que o organismo terá de fazer bastante esforço digerir. Veja as dicas a seguir e dê um 'up' na sua disposição.

•    Os cereais integrais junto com as frutas contêm uma dupla bastante interessante, os carboidratos e as fibras, estes alimentos são absorvidos gradualmente pelo organismo, resultando em energia e disposição. Além disso, quando o carboidrato está disponível no sangue de forma constante, ele mantém estável o neurotransmissor do bem-estar: a serotonina. Isso nos deixa mais felizes, pois colabora com o controle do estresse e da ansiedade e com a manutenção do bom humor;


•     A cafeína e guaraná estimulam a atividade cerebral. Eles atuam no sistema nervoso central mantendo-o em alerta. Mas atenção o consumo excessivo pode prejudicar o sono, o ideal é consumi-los até o meio da tarde;

•    Leite, damasco, tâmaras e bananas são excelentes fontes de triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina: hormônio da alegria e bem-estar, contribui para um bom sono o que é essencial para mais disposição no dia seguinte;

•    Alimentos fontes de vitaminas do complexo B evitam o cansaço e desânimo, pois, aceleram o metabolismo. Entre os representantes estão: carnes (prefira as magras), ovos, leite, abacate, nozes, soja, vísceras (fígado, rim, coração) e levedo de cerveja.

•    Alguns fitoterápicos são indicados para o aumento da disposição como ginseng, ginkgo biloba, catuaba, erva mate, chá branco, taurina e colina. Porém as doses devem ser individuais e prescritas por médicos ou nutricionista, após uma boa avaliação.


Além de manter uma dieta equilibrada e saudável, vale ressaltar que a energia física e mental dependem também de boas horas de sono, lazer e disciplina. Portanto praticar atividade física regularmente, comer a cada 3 horas, manter um peso adequado e evitar alimentos gordurosos são fatores fundamentais para aumentar a disposição. 

Por Gislene Paixão- Nutricionista Garnet

A equipe Garnet deseja a todos uma semana cheia de disposição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário