segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Você sabe o que são Alimentos Termogênicos?

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam uma maior dificuldade para serem digeridos. Estes são capazes de aumentar o metabolismo, que é aenergia gasta para manter-se vivo, e a temperatura corporal interna, ou seja, durante a digestão o organismo gasta mais energia. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, porém os termogênicos se destacam, pois induzem um trabalho ainda mais acelerado do metabolismo.

Estudos estimam que os termogênicos aumentam de 10 a 15% o gasto energético total, queimam calorias e aumentam a queima de gordura, ajudando a emagrecer. A perda de peso com auxilio dos termogênicos deve ser aliada a prática de exercícios físicos e dieta equilibrada, além do consumo diário. Os efeitos não são milagrosos e sozinhos tais alimentos não tem efeito nenhum. Ao contrário do que se pensa, o consumo exagerado destes alimentos pode não ser tão gratificante.

É importante ressaltar que, os abusos podem levar ao surgimento de sintomas como dores de cabeça, tontura, vômitos, insônia e diarréia. Pessoas hipertensas e com doenças cardíacas devem ter maior cuidado, pois, alguns destes alimentos podem acelerar os batimentos cardíacos e pessoas com problemas de tireóide não devem fazer uso dos mesmos.

Os alimentos termogênicos devem ser consumidos acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.

Alimentos termogênicos relevantes:

Pimenta Caiena (pimenta vermelha): aumentam a circulação e temperatura corporal e melhora a digestão. Consumir de 3 a 4 gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas.

Gengibre: pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Consumir três vezes ao dia.

Canela: consumir uma colher de café duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em frutas como banana, maçã e pêra.

Guaraná em pó: pó ou cápsulas, 2 gramas, duas vezes ao dia. Outros que também se destacam: chá verde, vinagre de maçã, cafeína, linhaça, brócolis, couve, aspargos, acelga, derivados de chocolate e mostarda.

Por Gislene Paixão - Nutricionista Garnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário