quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Teen Garnet: cuide da acne no início

Muitas pessoas desconsideram a importância de tratar a acne logo no início, demoram para buscar tratamento e com isso o quadro pode se agravar.

A acne é uma doença que atinge a unidade pilossebácea e possui uma forte predisposição genética. Na puberdade ocorre uma hipertrofia das glândulas sebáceas e o aumento de secreção, pois os hormônios sexuais começam a ser produzidos pelo organismo.

Algumas bactérias participam da patogênese da acne, encontramos em maior número o  ropionibacterium acnes, em menor número o P. granulosum e raramente o P. parvum. O Propionibacterium acnes é o responsável pelo aparecimento ou o agravamento da acne. Ocorre a aglomeração de células córneas no orifício do folículo pilossebáceo causando sua obstrução e consequentemente impedindo a saída do sebo. Com a retenção do sebo ocorre a liberação de ácidos graxos que são irritantes para a parede folicular. A pressão do sebo acumulado pode romper o epitélio folicular, com isso os ácidos graxos e a proliferação dos microorganismos irão atuar iniciando um processo inflamatório.

No sexo masculino a incidência maior é dos 16 aos 19 anos, já no sexo feminino é dos 14 aos 17 anos. A acne não atinge apenas adolescentes e pode persistir na fase adulta sendo mais frequente em mulheres.



Estágios da acne:

GRAU I - onde predominam comedões sem lesões inflamatórias
GRAU II - onde predominam lesões papulopustulosas com reação inflamatória
GRAU III - predominância maior de cistos, nódulos, abscessos e inflamação intensa
GRAU IV - pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), muita inflamação,
cicatrizes profundas e todas as lesões anteriormente citadas.
GRAU V - Acne Fulminans: é uma forma muito grave e rara da acne apresentando nódulos dolorosose ulcerativos, osteoartrite, raras lesões osteolíticas, abcessos, fístulas, septicemia. Pode também vir acompanhada de mal estar, febre, emagrecimento.

Por ser uma doença de duração prolongada, a acne deve ser tratada no início, a fim de evitar sequelas. Podem ser cicatrizes atróficas ou hipertróficas na pele afetando assim a auto estima do indivíduo. A presença da acne em muitos pode gerar conflitos pessoais e/ou familiares, ocasionando uma dificuldade de convívio social. Assim muitos sofrem de distúrbios emocionais.

O lado emocional não deve ser ignorado e quando houver a necessidade, encaminhar a um apoio psicológico. A conduta do profissional de estética varia conforme o grau da acne.


A Garnet desenvolveu o seguinte Protocolo:

-limpeza pele
-consulta nutricional
-tratamento com cosméticos adcos com ação bactericida, secativa e cicatrizante
-peeling diamante dependendo do grau da acne.
-tratamento com laser de baixa potencia


Em um outro momento falaremos mais detalhadamente dos procedimentos disponíveis na Garnet para o tratamento da acne adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário