segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pele: a importância da nutrição


A pele é um dos maiores órgãos do organismo e desempenha funções de proteção mecânica, contra microrganismos e radiação solar e controle da temperatura corpórea. Além disso, a pele também exerce um papel estético.

A saúde da pele depende de uma alimentação saudável e equilibrada. O consumo de certos alimentos pode auxiliar na prevenção de rugas e manter a pele hidratada. A deficiência de alguns nutrientes pode acarretar manifestações como descamação e acne.

O consumo de alimentos fontes de vitaminas A, C, complexo B e zinco melhoram o aspecto da pele, principalmente a acne. Os carotenóides encontrados em frutas e legumes, de cores laranja-amarelados, são reconhecidos pelo efeito fotoprotetor, ajudam a reduzir efeitos de queimaduras solares por estimularem a melanina, pigmento que dar cor a pele. Aumentar o consumo de alimentos fontes de carotenóides, quando for se bronzear é uma excelente forma de se proteger além de garantir um tom mais bonito na cor da pele.


Outro nutriente com efeito fotoprotetor é o omega 3, encontrado no salmão, sardinha, linhaça e atum,por sua capacidade antiinflamatória. Estudos avaliam o efeito de outros nutrientes sobre a saúde da pele, mas a grande maioria afirma que, uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes e alta ingestão de água está ligada a manutenção de uma pele saudável. Também é necessário reduzir o consumo de doces e gorduras. E o mais importante: tomar muita água para hidratar a pele de dentro para fora.

Para uma pele saudável consuma:
  • Frutas (laranja, limão, acerola, morango) e vegetais amarelos (cenoura, abóbora, milho) e verdes escuro (espinafre, brócolis, aspargo) para obter vitaminas A e C;
  • Leguminosas, pães e cereais integrais ou enriquecidos, ovos e verduras escuras para obtenção de vitaminas do complexo B;
  • Frutos do mar, aves e cereais para suprir deficiências de zinco; Peixes gordurosos (salmão e atum), óleo de linhaça, gergelim e girassol para obter ácidos graxos ômega-3;
  • E fundamental: beba água, muita água!

Alguns suplementos naturais podem ser coadjuvantes, como geleia real (ação cicatrizante); óleo de peixe, linhaça (fonte de Omega 3), gérmen de trigo e cápsulas de levedo de cerveja (fonte de vitamina complexo B) e acerola (vitamina C), betacaroteno e silício orgânico, auxiliam na manutenção da saúde da pele e síntese de colágeno. Estes devem ser prescritos sob orientação de profissional habilitado.

Por Gislene Paixão- Nutricionista Garnet

Caso tenham dúvidas ou sugestões, consultem a Garnet. Estamos sempre à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário