quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A importância da hidratação interna

Quando falamos em hidratação, as pessoas logo pensam em salão de beleza, cosmésticos, cremes caros, cabeleireiro, hidratantes para o corpo, protetor solar e por aí vai. Mas uma boa hidratação do corpo vai muito além disso. Uma alimentação correta e a ingestão de líquidos (hidratação interna) é mais importante que a utilização de cosméticos na parte externa do corpo. Vocês já devem ter ouvido falar bastante que a hidratação corporal deve ser feita de dentro para fora. Não vai adiantar abusar do hidratante para manter a pele reluzente e macia, se por dentro não há água suficiente para manter o efeito do hidratante que foi utilizado.

Normalmente é recomendada a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia, um copo cada vez que urinar, e os outros fora da hora das refeições. Parece ser uma tarefa impossível, mas não é. Não é precisao enxergar isso como uma obrigação, é necessário ter em mente apenas que isso vai deixar sua pele e cabelo mais saudáveis. Com um pouco de insistência e disciplina, isso vira rotina e em alguns dias você estará tomando água sem perceber e, quando ficar muito tempo sem, vai sentir seu corpo pedindo.

É claro que essa necessidade pode variar um pouco de pessoa para pessoa, de acordo com o metabolismo individual, a atividade hormonal e a idade. Mas, junto à hidratação natural, é necessário fazer uma hidratação da pele com cremes especiais (essa deve ser a parte com a qual você já está acostumado). Um bom creme ou hidratante impede a evaporação excessiva da umidade da superfície da pele e também acrescenta água. Os melhores hidratantes que existem contém ácido hialurônico em forma de sal, que tem uma enorme capacidade de reter água.

Enfim, a hidratação interna é a mais importante, mas deve ser sempre complementada com a externa. Na correria do dia-a-dia não é fácil se manter saudável e hidratado o tempo todo, mas vale a pena fazer uma forcinha.

Os computadores (o que isso tem a ver com a hidratação? Calma, estamos chegando lá!) servem para que executemos tarefas e tornem nossa vida mais fácil e divertida. E alguns programinhas podem fazer um pouco mais que isso: podem melhorar a sua saúde. Para quem usa o navegador Google Chrome, existe uma extensão desenvolvida especialmente para lembrar você de tomar água.

Um programador esperto criou essa tal extensão que exibe um contador de copos de água. Ele só zera quando chegar oito copos de água por dia. Como cada copo tem em média 250 ml, o aplicativo vai lembrá-lo de manter seu corpo sempre hidratado. Para baixar esse aplicativo, basta entrar na Chrome Web Store e procurar por H20. É grátis!

Esperamos que tenham gostado das dicas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário