sexta-feira, 29 de julho de 2011

Alimente-se bem comendo fora de casa


Manter uma alimentação equilibrada comendo fora de casa não é tarefa fácil. As diversas opções facilitam cair em tentação. Diante disso, o fundamental é manter o equilíbrio dos nutrientes consumidos evitando o consumo excessivo de sal, gorduras saturadas e açúcar, cujo consumo está relacionado a fatores que podem levar obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
A nutricionista da Clínica Garnet, Gislene Paixão, passou dicas exclusivas ao blog. Acompanhe!

Café da manhã: É uma refeição importantíssima por ser a primeira fornecer energia para iniciar as atividades do dia e não deve ser ignorada. Opte por pão ou outro tipo de cereal com queijo. Iogurte, fruta ou suco de fruta também podem ser adotados. Se for à padaria cuidado com a escolha. Dê preferência a um café com leite ou suco de fruta natural ao invés de suco industrializado ou refrigerantes.
Lanche da manhã e lanche da tarde: Opte por alimentos práticos e leves como iogurtes, leite desnatado, extrato de soja, suco de fruta, frutas (se no local de trabalho houver uma geladeira), ou uma barrinha de cereal, biscoitos de água e sal, cream cracker, uma fruta menos perecível como banana, maçã, pêra (se não tiver geladeira).  Faça o possível para realizar esta refeição, pois dessa maneira você terá uma alimentação fracionada, contribuindo para eliminação ou manutenção de peso.
Almoço: Se a refeição é feita no restaurante da empresa, consuma carboidrato (macarrão, batata, arroz, mandioca); proteína (carne, frango, peixe); grãos (feijão, lentilha, grão de bico); verduras e legumes. Atente-se pelas quantidades, caso quiser comer mais de uma das opções. Na sobremesa, opte pela fruta.       Se a refeição é feita fora do trabalho, escolha um restaurante do tipo self sevice, pois você mesmo escolherá os alimentos que irão compor seu prato. Escolha um alimento de cada grupo, evite frituras e alimentos gordurosos. Para beber, opte por suco natural ou água.
Jantar: (para quem estuda ou realiza outra atividade após o trabalho). Procure fazer esta refeição até às 21h. Talvez seja mais fácil optar por lanches, portanto escolha os que tenham verduras e legumes, queijo branco, requeijão light, queijo cottage ou ricota, frios como peito de peru, presunto magro. Evite maionese, catchup, mostarda, molhos industrializados. Na lanchonete, prefira sempre salgados assados, ao invés de fritos ou de massas folheadas; sucos, chás e vitaminas ao invés de refrigerantes. Fruta, salada de fruta e gelatina ao invés de doces muito elaborados.
Ceia: (ao chegar em casa, caso ainda tenha fome). Opte por alimentos leves, como: 1 copo de leite, 1 xícara de chá com torrada e uma fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário